Festa do Leite Mimosa em Lisboa

A EB1 do Painho foi uma das dez escolas vencedoras do Concurso da Festa do Leite Mimosa.
No dia 1 de Junho 2011, dia Mundial da Criança, fomos presenteados com a ida à festa do Leite Mimosa no Centro Cultural de Belém (LISBOA).
 

Primeiro decorámos o nosso autocarro.





 Ao chegarmos ao C.C.B. fomos recebidos pelos super heróis.

  
Vestimos a t-shirt e os chapéus oferecidos.
Cada uma das escolas vencedoras  do concurso vestia de cor diferente. As nossas eram azuis claras.







 Ainda tivemos tempo para descansar da viagem e comer um lanche saudável.



   Visitámos a exposição dos trabalhos vencedores. E pintámos um  pacote de leite gigante que trouxemos como recordação para a  escola.
  

Fizemos pinturas faciais. 


 
 Vejam como ficaram lindas!











Enquanto isso as nossas auxiliares tinham um momento de ócio.
Bem o merecem...
Ora vejam:

E recebemos o nosso prémio, a primeira menção honrosa que muito nos orgulha.
Mas do que gostámos mais foi sem dúvida de ouvir o mini concerto dos clãs. A Manuela é super simpática e canta muito bem. As músicas do disco voador são espectaculares.
Devem ouvi-las!

E esta foto com os Clã! Hem?! Gostavam de ter uma, não gostavam?  Ah! Ah! Não é para todos.
E tudo começou sabem como? Com estes belos pacotes ilustrados pelos alunos, um de cada turma.
Ficámos muito contentes quando vimos os nossos trabalhos expostos. Estavam entre os seleccionados.
Foi um dia bem passado e muito divertido!

Eb1 do Painho na Animarte

Os alunos da E.B. 1 de Painho no âmbito do Projecto”Crescer em Segurança”, participaram na festa organizada pela Câmara e pelo Agrupamento de Escolas do Cadaval com muito empenho e entusiasmo.
As crianças começaram por assistir a diferentes actividades das várias escolas participantes. Seguidamente os alunos desta escola foram ao palco com uma canção/coreografia sobre regras na escola, dinamizada pelos professores das AECs. De seguida foram almoçar no relvado junto à ponte onde brincaram livremente. A seguir ao almoço participaram em actividades de animação desportiva designadas por “Challenger” constituídas por 6 estações, andaram nos insufláveis e visitaram a Exposição de trabalhos realizados nas escolas sobre o tema acima referido. No pavilhão das exposições pintaram, jogaram e analisaram diferentes panfletos sobre segurança na escola, na rua, na floresta, na praia e na Net.
Cerca das 15h 30m regressaram à escola onde permaneceram até às 18h com as professoras titulares de turma. Nas diferentes turmas ainda realizaram trabalhos relacionados com o tema e a ida à Animarte.
            A Animarte proporcionou um convívio salutar entre todas as escolas, professores e crianças do Agrupamento, sendo um evento considerado por toda a comunidade escolar muito interessante, devendo ter continuidade no futuro.

 

Visita de estudo ao Museu José Malhoa e Museu da Cerâmica

Os alunos da Eb1 do Painho tiveram oportunidade de realizar uma visita guiada no Museu José Malhoa, onde visitaram a colecção de pintura, escultura e cerâmica. 
 No final da visita, os alunos do 3º e 4ºano compararam o “desenho ditado” –A  vendedeira de laranjas, por eles efectuado na aula anterior, com a obra original  de Maria de Lourdes de Mello e Castro, 1929.


Os alunos ficaram admirados ao concluir que os trabalhos e a obra realizados tinham muitos elementos semelhantes.
Observaram a pintura referida e preencheram um questionário que pretendeu primeiro identificá-la, fazer a análise dos seus elementos plásticos (cores claras/escuras, quentes/frias, luz e técnica), analisar o seu significado e por fim integrar a pintura na época – O Naturalismo. Os alunos mostraram-se curiosos, empenhados e motivados.

Os alunos do 1º e 2º ano gostaram muito de tudo o que observaram no Museu José Malhoa, mostraram-se curiosos e divertidos.



  
Depois de um delicioso piquenique no Parque D. Carlos I, visitaram o Museu de Cerâmica. Neste museu apreciaram o palacete tardo-romântico do Visconde de Sacavém, onde está patente a colecção de cerâmica: entre outras as produções de Maria dos Cacos, Manuel Mafra, Bordalo Pinheiro. Salientaram-se os jardins com as decorações cerâmicas, as gárgulas, os painéis de azulejos, frisos e cercaduras. Os alunos mostraram-se impressionados com as peças e os animais em cerâmica.

 A visita de estudo foi um sucesso e os objectivos propostos foram atingidos.
 - Conhecer e identificar diferentes equipamentos e actividades culturais destinados à População.
-  Contactar com diferentes instituições de cultura e com diferentes formas visuais;
- Analisar as imagens utilizando um vocabulário adequado e específico (linha, cor, ritmo, textura,…), articular com as suas vivências com o contexto das formas visuais/imagens.    
 


De regresso à escola, os alunos do 1º e 2º ano, realizaram uma ficha de aplicação simples sobre a visita de estudo, onde escreveram algumas frases sobre os Museus e as obras de arte lá observadas.

Exposição na Câmara Municipal do Cadaval

Olá Reguilas!
Cá estamos mais uma vez, para vos contar como foi a nossa exposição na C.M.C. no dia 23 Maio de 2011.

Nós, alunos do 4º ano, explicámos aos presentes (pais,familiares, amigos,  a Veradora do Pelouro da Educação e da Cultura, o Srº Presidente da Câmara do Cadaval ,  Srº Presidente da Junta de Painho, Pedro Costa,…) , como se desenvolveu este projecto " A Escola e o Património" e o que aprendemos com ele. 




Os pais ficaram surpreendidos com os nossos conhecimentos, alguns deles não conheciam a história da Real Fábrica do Gelo, assim como a importância que teve nos séculos XVII a XIX.




A Srª.Vereadora da Cultura e o Srº. Presidente da Câmara gostaram muito da exposição e da atitude dos alunos da Eb1 do Painho.
A dada altura o senhor Presidente da Câmara referiu Fernando Pessoa, como um dos intelectuais que frequentava o Martinho da Arcada (café consumidor do gelo enviado do Montejunto).
"-Conhecemos muito bem o escritor Fernando Pessoa" - Referiu logo o João.
"- Sim a semana passada trabalhamos um livro dele"- Disse o David Romão
"- A nossa professora desafiou-nos a escrever um novo poema Pial !" - Exclamou a Beatriz Matos.
E logo começamos a recitar o nosso poema Pial, o que elaboramos na aula, para finalizar o Srº Presidente, Aristides Sécio, acrescentando uma pia:

“ A Pia Fundamental, Para quem gosta muito do património e do concelho do Cadaval”.

Prometemos acrescentá-lo ao nosso poema.

Por último o Srº. Presidente da Câmara ofereceu um livro de histórias do concelho do Cadaval a cada aluno presente e a monografia da Real Fábrica da Neve do Montejunto para a nossa biblioteca.

Foi um final de tarde cultural e muito divertido!