








O Nosso Livro de Autor
Olá a todos! Somos alunos da escola do 1º Ciclo do Painho - Cadaval. A nossa escola apesar de velhinha é muito bonita e bastante agradável! As professoras da nossa escola são Mª Manuela Pereira e Ana Paula Melo e a nossa auxiliar chama-se Amélia Conde. Esperamos que gostem, pois nós vamos adorar partilhar com todos algumas das nossas tarefas escolares....
O Dragão Vermelho
Era uma vez um Dragão Vermelho, que vivia numa casa em cima de uma árvore. Certo dia, andava o dragão a passear pelos arredores, quando encontrou um palhaço que começou a gozar com ele, chamando-lhe tolo, vermelho…
O dragão ficou triste, furioso e foi para casa. Sentou-se no seu cadeirão e pensou vingar-se do palhaço.
Debaixo do seu cadeirão estava uma bruxa
Na seta atirada viajava uma lagartinha, que iniciou uma conversa com o dragão e lhe sugeriu que deitasse fogo ao circo.
À janela encontrava-se um passarinho que ouviu toda a conversa. Este, assustado com o rumo da mesma, pois tinha combinado com o Rui e a Ana uma ida ao circo, voou a avisá-los das intenções do dragão.
A Ana e o Rui resolveram então, subir para o foguetão bombeiro, abastecê-lo de água no lago da aldeia e vrummm… , rumo ao circo.
Qual não foi o espanto deles! Quando chegaram ao circo estava tudo muito calmo. O dragão enfeitiçado de amores pela bruxa, que lhe tinha já lançado outro feitiço, perdoara o palhaço que arrependido lhe oferecera uma flor.
Depois de uma conversa de esclarecimento, todos acabaram amigos e o palhaço convidou-os a todos para assistirem ao novo espectáculo no circo.
Devemos respeitar-nos uns aos outros e conservar os bons amigos! A amizade é essencial!
Em 1895 o concelho foi suprimido e só em 13 de Janeiro de 1898 tornou a ser restaurado com todas as suas freguesias. Por este facto o dia 13 de Janeiro passou a ser celebrado como Feriado Municipal.
Em 1995, fez exactamente um século da restauração do concelho.
Posto esta breve explicação, fizemos uma pesquisa de imagens na internet sobre os Reis em questão, e por fim a professora sugeriu que desenhássemos o Rei D. Fernando.
Desenhámos os Reis primeiro com marcador preto e depois fizemos um estudo de cor.
De seguida a professora apresentou-nos um power point sobre um artista chamado José de Guimarães que fez em pasta de papel o Rei D. Sebastião.