Pequenograndec - Concurso da Gulbenkian

A Escola Básica do Painho, depois de consultar os alunos e os Encarregados de Educação, resolveu participar no concurso Pequeno Grande ©

O Pequeno Grande © é um projeto promovido em parceria pela AGECOP – Associação para a Gestão da Cópia Privada e a Fundação Calouste Gulbenkian, dirigido às escolas do 1º e do 2º ciclos do Ensino Básico, onde se leva a concurso um livro de autor, a realizar por jovens entre os 6 e os 12 anos de idade, no âmbito de uma turma escolar.Procura-se premiar sobretudo a singularidade e a originalidade expressas numa criação coletiva pelos jovens autores.

O livro e autor constitui um objeto único a concurso mas testa três atividades criativas distintas: a construção do livro propriamente dito, a criação de uma narrativa e a respetiva ilustração.
Trata-se de um pequeno grande projeto que tem como objetivos a educação e a sensibilização do público mais jovem para a criatividade, estimulando a sua fantasia através de diferentes práticas artísticas.

Quanto à construção do livro, os alunos da turma 34 , tendo em conta a protecção do ambiente, resolveram reciclar papel. Confeccionaram o papel para a obra.
P.S.: Visualizar a mensagem Papel Reciclado.









Quanto à criação da narrativa, os alunos da turma 34 (1º e 2º ano) iniciou com uma actividade de escrita criativa através da grafia do nome próprio dos alunos. De seguida, pegando no desenho criado a partir da primeira letra do nome, em grupo criámos uma narrativa colectiva com o título "O Dragão Vermelho".

O Dragão Vermelho

Era uma vez um Dragão Vermelho, que vivia numa casa em cima de uma árvore. Certo dia, andava o dragão a passear pelos arredores, quando encontrou um palhaço que começou a gozar com ele, chamando-lhe tolo, vermelho…

O dragão ficou triste, furioso e foi para casa. Sentou-se no seu cadeirão e pensou vingar-se do palhaço.

Debaixo do seu cadeirão estava uma bruxa

que sofria de amores por ele. Esta resolvera atirar uma seta de cupido para atingir o coração do dragão, de forma a que ele se apaixonasse por ela. A sua pontaria não era a melhor e acertou no relógio da sala. Que desilusão!

Na seta atirada viajava uma lagartinha, que iniciou uma conversa com o dragão e lhe sugeriu que deitasse fogo ao circo.

À janela encontrava-se um passarinho que ouviu toda a conversa. Este, assustado com o rumo da mesma, pois tinha combinado com o Rui e a Ana uma ida ao circo, voou a avisá-los das intenções do dragão.

A Ana e o Rui resolveram então, subir para o foguetão bombeiro, abastecê-lo de água no lago da aldeia e vrummm… , rumo ao circo.

Qual não foi o espanto deles! Quando chegaram ao circo estava tudo muito calmo. O dragão enfeitiçado de amores pela bruxa, que lhe tinha já lançado outro feitiço, perdoara o palhaço que arrependido lhe oferecera uma flor.

Depois de uma conversa de esclarecimento, todos acabaram amigos e o palhaço convidou-os a todos para assistirem ao novo espectáculo no circo.

Devemos respeitar-nos uns aos outros e conservar os bons amigos! A amizade é essencial!


Quanto à ilustração foi feito um estudo por página e cada aluno reproduziu o seu desenho usando canetas de feltro e tintas acrílicas.

1 comentário:

  1. Gostei muito de criar esta história e ilustra-la . Matilde Lopes

    ResponderEliminar