Concurso "Contos de Natal"



Os prémios que a nossa escola recebeu por participar/vencer o concurso “Contos de Natal”

















No período passado, na EB1 de Painho, os alunos do 3º ano da turma 35 participaram no Concurso de Escrita sob o tema “Contos de Natal”, organizado pelo Grupo Disciplinar de Português, no âmbito do Plano Anual de Atividades.

Os critérios de apreciação dos contos foram:
- respeito pelo tema;
- originalidade/criatividade;
- coesão textual;
- coerência das ideias;
- sintaxe;
- acentuação/ortografia;
- pontuação;
- léxico (adequação, variedade, riqueza, propriedade).

Cada aluno escreveu o seu conto, que depois foi lido para a turma. Prosseguiu-se à escolha do melhor conto, que seguidamente foi alterado e composto com outras ideias. O texto escolhido e melhorado para enviar para o concurso “Contos de Natal” intitulava-se Um conto de Natal: O Missionário, da aluna Neuza.
A divulgação dos vencedores do concurso deu-se neste período, no final de Janeiro.
Os alunos da turma 35 estão de parabéns, ficaram em 2º lugar no concurso.

Turma 35 (alunos do 3ºano): Neuza Costa, Constança Rego, Júlio Conde, Mariana Ângelo, Eduarda Almeida, Francisco Rafael, Margarida Conde e Gabriela Rodrigues





Um conto de Natal:




O Missionário
Era uma vez uma família (pai, mãe e filha) que vivia num país que se encontrava em guerra.
No meio dos bombardeamentos a sua casa foi atingida, morrendo a única filha do casal e eles choraram tanto a sua perda. Ficaram desesperados, desanimados e sem forças para viver…
Morreram milhares de pessoas naquela guerra. Toda a gente andava muito triste por terem morrido primos, irmãos, pais e até animais. Passado mais algum tempo todo o pais ardeu, estava tudo destruído, arrasado, mas algumas pessoas conseguiram sobreviver e fugiram para longe.
Os pais da menina falecida escaparam com vida e fugiram para Portugal, um país bonito, bem organizado e acima de tudo pacífico.
Ali viveram em paz e tiveram um filho a quem puseram o nome de Afonso, mas nunca esqueceram o que passaram na guerra e nos seus corações permanecia a mágoa pela filha perdida.
Passaram os anos. Afonso gostava de ouvir as histórias que os pais lhe contavam sobre a guerra e cresceu com o desejo de que houvesse sempre paz, em todo o mundo. Pelo Natal, Afonso em vez de pedir brinquedos ou roupas como as outras crianças, pedia/desejava que houvesse paz, carinho e amor entre todos.
Tantas vezes fez esse pedido que, Jesus o ouviu e atendeu o seu desejo: tornou-se missionário. Ajudava toda a gente: pobres, doentes, idosos, solitários,… não só na cidade onde vivia, mas por todo o país.
Com ele as pessoas aprenderam a ser amigas, os filhos dos ricos ficaram mais solidários e começaram a dar roupas, brinquedos, livros e comida aos filhos dos pobres. Os pobres, com a ajuda da restante população, conseguiam finalmente sustentar os filhos. Toda a gente ficou feliz naquela cidade, todos eram amigos, solidários e praticavam o bem sem olhar a quem.
Hoje Afonso tem 48 anos e os seus pais estão velhinhos, mas felizes e com uma vida calma. Ele casou e teve dois filhos, uma menina e um rapaz, tem um bom emprego e uma vida sossegada e feliz junto dos pais, da mulher e dos filhos.
Vivem todos em paz, sem guerra nem tristeza, em Portugal.
O seu lema de vida é “Ajuda o teu próximo e serás feliz”.

Sem comentários:

Enviar um comentário