A árvore das Ideias


A árvore das ideias

Visita-jogo na Fundação Calouste Gulbenkian


O 1º e 2º ano da Eb1 do Painho realizaram uma visita jogo intitulada "A árvore das Ideias" .

A visita teve como objetivos:
Trabalhar o olhar e as capacidades de análise, descrição e organização. Estimular o  envolvimento com as obras da coleção, em particular, e com as obras de arte em geral,  partindo da simbologia de um elemento referencial e do seu quotidiano como  a árvore.

Conceitos
Simbologia da árvore e dos seus respetivos componentes. Como símbolo a árvore  representa a vida, o crescimento, a transformação, os ciclos, a criação e implica a  possibilidade de renovação, inclusive através da reciclagem. As raízes representam o  nosso alimento e as nossas fundações.





A partir de algumas analogias entre a estrutura de uma árvore (raízes, troncos, ramos, frutos) e um museu, sua coleção e suas obras, lançam-se perguntas como quem semeia curiosidades: O que são ideias? De onde vêm? Como se enraízam? Que frutos dão? Como se ramificam? Como se encontram nas obras de arte? Como dialogam umas com as outras? Como nos estimulam o olhar e o pensamento?
 Nesta visita, os alunos partiram à descoberta das obras da coleção do CAM e das possíveis relações que entre elas se podem estabelecer. Trabalham em pequenos grupos, num processo ativo de investigação e reflexão partilhada. São incentivados percursos diferentes consoante os grupos e as obras a conhecer, sendo as conclusões também sempre muito diversificadas em função da participação e da criatividade de cada um.

Os elementos de cada grupo fazem então uma análise da obra e o levantamento do maior número de ideias que surjam ao estarem perante ela.  A seguir, cada grupo apresenta aos restantes a obra escolhida e faz a  sua leitura.


1 comentário:

  1. Relativamente á Visita de Estudo da EB1 de Painho, apenas se podem ver atividades dos meninos do 1º e 2º ano! Será que os meninos do 3º e 4º ano não foram à Gulbenkian???? Claro que foram!!! Mas como a Professora Manuela estava muito doente e não foi, não tiveram direito a uma foto! Ao menos uma, porque afinal também fazem parte da escola!!! E o Teatro?? Não foram ao teatro??? Não aparece nenhuma referência á peça! E parece que eles gostaram bastante!
    Visto que este blogue relata as atividades dos alunos da EB1 de Painho, sugiro que de futuro apareçam fotos e atividades de todos os anos e não apenas de alguns!
    Cego é aquele que não quer ver!!!

    ResponderEliminar