Visita de estudo ao Museu José Malhoa e Museu da Cerâmica

Os alunos da Eb1 do Painho tiveram oportunidade de realizar uma visita guiada no Museu José Malhoa, onde visitaram a colecção de pintura, escultura e cerâmica. 
 No final da visita, os alunos do 3º e 4ºano compararam o “desenho ditado” –A  vendedeira de laranjas, por eles efectuado na aula anterior, com a obra original  de Maria de Lourdes de Mello e Castro, 1929.


Os alunos ficaram admirados ao concluir que os trabalhos e a obra realizados tinham muitos elementos semelhantes.
Observaram a pintura referida e preencheram um questionário que pretendeu primeiro identificá-la, fazer a análise dos seus elementos plásticos (cores claras/escuras, quentes/frias, luz e técnica), analisar o seu significado e por fim integrar a pintura na época – O Naturalismo. Os alunos mostraram-se curiosos, empenhados e motivados.

Os alunos do 1º e 2º ano gostaram muito de tudo o que observaram no Museu José Malhoa, mostraram-se curiosos e divertidos.



  
Depois de um delicioso piquenique no Parque D. Carlos I, visitaram o Museu de Cerâmica. Neste museu apreciaram o palacete tardo-romântico do Visconde de Sacavém, onde está patente a colecção de cerâmica: entre outras as produções de Maria dos Cacos, Manuel Mafra, Bordalo Pinheiro. Salientaram-se os jardins com as decorações cerâmicas, as gárgulas, os painéis de azulejos, frisos e cercaduras. Os alunos mostraram-se impressionados com as peças e os animais em cerâmica.

 A visita de estudo foi um sucesso e os objectivos propostos foram atingidos.
 - Conhecer e identificar diferentes equipamentos e actividades culturais destinados à População.
-  Contactar com diferentes instituições de cultura e com diferentes formas visuais;
- Analisar as imagens utilizando um vocabulário adequado e específico (linha, cor, ritmo, textura,…), articular com as suas vivências com o contexto das formas visuais/imagens.    
 


De regresso à escola, os alunos do 1º e 2º ano, realizaram uma ficha de aplicação simples sobre a visita de estudo, onde escreveram algumas frases sobre os Museus e as obras de arte lá observadas.

Sem comentários:

Enviar um comentário